segunda-feira, 18 de março de 2019

Asteroide raro vai passar perto da Terra; distância é menor do que a da Lua

Um asteroide de tamanho raro vai passar perto da Terra na próxima semana. Calcula-se que a rocha tenha entre 15 e 39 metros de extensão. Apesar de grande, o fenômeno não deve causar preocupação.
O asteroide, chamado de 2019 EA2, foi detectado no início de março e sua velocidade é de 5 km por segundo, o que é tida como lenta para os padrões já analisados, segundo informações do site Cnet.
A previsão é de que ele passe “por aqui” no dia 22 de março a uma distância segura de aproximadamente 303 mil km, de acordo com dados da Nasa, agência espacial norte-americana.
Para se ter uma ideia, a distância total da Terra para a Lua é de cerca de 384 mil km. O que mostra que a rocha espacial vai passar a uma distância mais próxima daqui do que a da Lua.
Por ser grande, os pesquisadores conseguirão avistar o asteroide mais facilmente, o que pode contribuir com os seus estudos.[
Outro “gigante”
Um outro grande asteroide também deve “rondar” a Terra alguns dias antes.
Chamado de 2019 CD5, a rocha espacial tem entre 110 e 240 metros de extensão. Apesar de ser ainda maior, o asteroide vai passar bem mais longe da Terra. Podemos respirar aliviados. Caso um desses asteroides colidissem com o nosso planeta, o impacto seria grande.
Em 2013, um meteorito “explodiu” em uma região russa e deixou centenas de feridos. A rocha tinha 10 toneladas e se chocou com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil km por hora.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.